1/2

Trilhas da parte Norte da Ilha

A parte Norte da Ilha é onde ficam as Trilhas do Costão Norte, Trilha do Costão Leste,

Costão Norte ao Costão Leste e Trilha do Limoeiro.

Trilha do Costão Norte:

Tem acesso ao subir a escada que tem ao lado do Restaurante que leva ao Bangalô 10.

A escada segue subindo pela Mata até o Início da Trilha do Costão Norte, que leva a uma grande pedra

com uma linda vista para a Ilha da Forteleza de Nossa Senhora de Araçatuba, na boca da Baia Sul de Florianópolis. Também à Praia de Naufragados ao extremo sul da Ilha de Santa Catarina, as Ilhas das Três Irmãs, as Ilhas dos Três Moleques (Moleques do Sul), a Laje da Vaca, a Ilha dos Corais e a Praia do Maço.

E desce por escada até o Costão Norte, onde pode-se prosseguir pelas pedras do Costão Norte ao

Costão Leste, até o acesso à Trilha do Costão Leste.

Trilha do Costão Leste:

A escada segue subindo pela Mata até o Início da Trilha do Costão Leste, que após subir levemente,

inicia uma descida por escada pela Mata até o Costão Leste, onde pode-se prosseguir pelas pedras do Costão Leste ao Costão Norte, até o acesso à Trilha do Costão Norte.

Costão Norte ao Costão Leste:

A parte do Costão pode ser feita em ambos os sentidos com mesmo grau de dificuldade (fácil/moderado).

No caminho, partindo do final da Trilha do Costão Norte, tem acesso a um túnel que passa por baixo de duas pedras que se encontram em cima, bem amplo e bonito. Em seguida, tem um ponto que é ideal para apreciar o show do estouro das ondas em uma pequena ilha de pedra reta que tem a cerca de 20 metros para dentro do mar no costão, quando o mar tem grandes ondas. É espetacular!

Seguindo pelo costão você irá passar por trás de uma grande pedra oval com cerca de 12 metros de altura, imponente e especial. Então mais a frente tem mais duas pedras extensas retangulares que formam um túnel que se pode passar por dentro, com cerca de 10 metros de extensão.

Aos mais aventureiros dá para escalar uma grande pedra que tem à direita que sobe cerca de 20 metros e tem uma linda vista panorâmica.

Após há uma parte onde o mar raramente chega, mas onde mantém sempre com água, formando uma espécie de mini lago com ilhotas de pedra, onde se pode pular por estas pedras para atravessar, sem cair na água. Finalizando em uma laje de pedra na beira do mar e no início do Acesso da Trilha do Costão Leste que retorna à Pousada.

Trilha do Limoeiro:

A escada segue subindo pela Mata até o Início da Trilha do Limoeiro, que leva até a

Pedra do Olho do Papagaio onde há uma linda vista para a parte da frente da Ilha, e para a

Baía da Praia da Pinheira.

Seguindo pela pedra a trilha continua pela mata indo até uma pedra voltada para o Costão do Índio, na parte de trás da Ilha. Com vista também para a Ilha dos Corais, Praia do Maço e Praia de Cima da

Baía da Pinheira. Finalizando ao encontrar com a divisão entre a Trilha do Costão do Índio e a Trilha Central, em cima do "Buraco do Matasogra".

GRAU DE DIFICULDADE:

11 – Costão Norte ao Costão Leste

12 – Costão do Índio ao Costão Sul

DICAS DO PAPAGAIO:

Use Tênis para fazer as Trilhas.