1/2

Trilhas da parte Sul da Ilha

A Parte Sul da Ilha é onde ficam as Trilhas do Maneca, Trilha das Bromélias, Trilha das Rochas,

Trilha do Coqueiro Alto, Trilha do Costão do Índio, Trilha do Costão Sul e Costão do Índio.​

Trilha do Maneca:

A Trilha do Maneca inicia na Trilha Central, ao lado do Buraco do Matasogra, que pode ser acessada pela escada que leva ao Bangalô 8, atrás do Bar da Praia. Vai até o Topo da Ilha, e em seu caminho dá acesso à Trilha das Rochas e à Trilha da Bromélias. E no Topo da Ilha você pode Retornar à Pousada passando pela Pedra da Vista Panorâmica onde verá toda Baía da Praia da Pinheira, a Praia do Sonho, Ponta do Papagaio, Praia de Cima e a Praia do Maço e descer pela Trilha do Coqueiro Alto.

Trilha das Bromélias:

A Trilha das Bromélias inicia a partir da Trilha do Maneca e retorna para a mesma. Em seu caminho tem muitas Bromélias e uma Linda Vista para a Praia de Naufragados, Ilha das Irmãs, Ilha do Forte de Nossa Senhora de Araçatuba, à Frente da Ilha e a uma parte da Baía da Praia da Pinheira. Passa em um pequeno Túnel entre as pedras, pela mata, chegando em uma Grande Pedra que há na Copa das Árvores, com cerca de 12 metros de altura do solo e uma Vista Deslumbrante.

Então você pode retornar pelo caminho que foi (mais fácil), ou escalar pela corda azul entre as pedras, retornando à Trilha do Maneca.

Trilha das Rochas:

A Trilha das Rochas inicia a partir da Trilha do Maneca e tem acesso por outros dois pontos da Trilha do Coqueiro Alto. Passa por uma Linda Árvore que nasceu entre uma grande parede de pedras a cerca de

8 metros de altura com suas raízes descendo até o chão. Mais a frente tem uma grande pedra que parece um Lagarto saindo por de baixo das folhas onde a trilha divide-se em dois caminhos.

Um que vai por baixo da Pedra da Vista Oceânica, passando pelo Túnel das Raízes e encontrando o segundo acesso à subida da Pedra Oceânica, ou a continuação da Trilha das Rochas por baixo até a Trilha do Coqueiro Alto.

E o outro leva direto à Pedra da Vista Oceânica, à Pedra da Nadadeira Dorsal da Baleia Orca e à Pedra do Índio Pensativo.

Ponto onde tem uma Trilha para a direita que sobe direto para o Topo da Ilha, encontrando o final da Trilha do Coqueiro Alto no acesso do Topo da Ilha. Ou você pode descer à esquerda ao lado de uma Grande Pedra Oval coberta por uma camada de Limo Verde, e que tem uma planta trepadeira que forma Cachos com Folhas em Formato de Coração que vem descendo de cima dela, Muito Bonitas. E desce até o encontro com o acesso de baixo que leva ao Túnel de Raízes ou à continuação da Trilha das Rochas por baixo.

Seguindo na continuação da Trilha das Rochas segue por baixo de diversas Grandes Rochas até chegar em uma parte com uma passagem entre as pedras onde tem uma caverna, seguindo até um pequeno Túnel entre duas pedras que parecem ter sido postas lado a lado encontrando-se no Topo para formar o Túnel.

Atrilha segue, passando por mais dois pontos onde há Grandes Pedras juntas e Lindas Árvores Grandes crescendo entre elas, chegando na Trilha do Coqueiro Alto, bem próximo ao Topo da Ilha. Onde você pode virar à direita para subir até o Topo da Ilha ou Retornar à Pousada se descer para a esquerda.

Trilha do Coqueiro Alto:

A Trilha do Coqueiro Alto começa em uma escadaria que tem em frente á Prainha da Parte Sul da Ilha.

No gramado onde tem os dois Helipontos da Ilha.

Esta escadaria sobe até o início da Trilha que leva ao acesso para a Trilha do Costão Sul por cima, ao Acesso Sul da Trilha das Rochas, e ao Topo da Ilha.

Trilha do Costão do Índio:

A Trilha do Costão do Índio pode ser acessada tanto pelo Norte na Trilha Central, ao lado do Buraco do Matasogra, quanto pelo Sul após passar pelo Costão Sul. Pelo Acesso Norte você passa por uma trilha que leva a uma escadaria que desce para o Costão, onde você segue para a direita, passando por baixo de uma grande pedra que tem uma ponta voltada para o mar, onde tem a "Pedra Sofá" que tem o formato parecido com um grande sofá. Logo após esta pedra você passa por baixo de um grande paredão de pedra e chegará em uma pedra que é bem áspera, em frente à Piscinas Naturais e ao Acesso Norte da Caverna do Índio, onde, nesta Entrada da Caverna tem uma Inscrição Rupestre que chamamos de "Olho de Deus".

E dentro da Caverna tem uma grande pedra que chamamos de "Pedra Cama" e na parede que tem de frente para a entrada tem a "Pedra Banco", que parece um pequeno banquinho. 

Então você pode sair pela Entrada Sul da Caverna, cuidando para não bater a cabeça em uma ponta de pedra que tem no teto da Entrada Sul.

Saindo da Caverna e virando à direita, logo a frente terá uma Trilha que passa pela mata por cima de uma grande Piscina Natural que tem em um Grande Buraco de Pedra que chamamos de

"Buraco do Olho D´Água", dando Acesso ao Costão Sul. 

Cuidado, pois o "Buraco do Olho D´Água" é bem alto!

Trilha do Costão Sul:

A Trilha do Costão Sul tem acesso tanto pelo Costão do Índio, como pela Trilha do Costão Sul, que inicia no caminho do Bangalô 13, logo antes de chegar neste. Pela Trilha do Costão Sul segue pela mata sobindo o morro por escadas e descendo atras do morro por escadas onde, virando a direita no fim das escadas leva a um ponto ótimo para Pesca e, virando para esquerda vai para o Costão Sul. 

Indo para o Costão Sul, você passa por uma pequena Ponte de Concreto e mais a frente chegará onde tem um Grande Buraco na Pedra que chamamos de "Buraco do Olho D´Água", com uma Piscina Natural e com várias pedras dentro. Cuidado pois é bem alto! E é onde tem acesso à Trilha que passa por cima deste Buraco, dando acesso ao Costão do Índio.

GRAU DE DIFICULDADE:

Fácil: Cor Amarela.

Intermediário: Cor Laranja.

Avançado: Cor Vermelha.

 

 

TRILHAS:

1 – Trilha do Costão Norte

2 - Trilha do Costão Leste

3 - Trilha do Limoeiro

4 - Trilha Central

5 - Trilha do Maneca

6 - Trilha das Bromélias

7 - Trilha das Rochas

8 – Trilha do Coqueiro Alto

9 – Trilha do Costão Sul

10 – Trilha do Costão do Índio

11 – Costão Norte ao Costão Leste

12 – Costão do Índio ao Costão Sul

 

DICAS DO PAPAGAIO:

Use Tênis para fazer as Trilhas.

Leve Água.

Passe Repelente.

Aproveite!!!

Ilha do Papagaio Pequena, s/n

Ponta do Papagaio, Palhoça

Santa Catarina - Brasil

CEP 88.131-970

Endereço:

Contatos:

+55 (48) 3286.1242  

+55 (48) 98811.3411

reservas@papagaio.com.br

Parceiros:

Siga:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • YouTube
  • Trip Advisor ícone social
  • Google ícone social Places

Aceitamos:

Show More